top of page

Ansiedade x Depressão: Descubra Como Diferenciá-las


O pensamento de morte, que pode levar ao suicídio, na maioria das vezes, está associado com a existência de outras doenças, principalmente a depressão. Não é incomum a depressão estar acompanhada de sintomas de ansiedade.


Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país com a população mais ansiosa do mundo e o 5°, com a população mais depressiva. Por isso, precisamos reconhecer ambos os distúrbios e como eles podem afetar sua qualidade de vida.


É possível ter ansiedade e depressão ao mesmo tempo?

Apesar de apresentarem causas, sintomas e tratamentos diferentes, um paciente com ansiedade também pode ser diagnosticado com depressão e vice-versa. Vamos compreender como funciona cada uma delas:


Ansiedade: causas, sintomas e tratamentos

Sabe aquele friozinho gostoso na barriga quando sentimos antes de andar em uma montanha russa? Ou quando estamos prestes a pedir alguém em namoro? Pois bem, esse “frio na barriga”, na verdade, é um sentimento chamado ansiedade.


É comum se sentir ansioso diante de diversas situações do dia a dia. Mas quando a ansiedade atinge níveis extremos e se torna frequente, prejudicando suas relações, seu trabalho e, principalmente, a sua saúde mental, é necessário ir em busca de ajuda.


Sentir medo, tensão e preocupação constantemente são os primeiros sinais de alerta. Também pode ser um indício da doença o surgimento de sintomas físicos diante de situações comuns do cotidiano. Entre os sintomas se destacam: palpitações, respiração ofegante e tremores.


Pessoas ansiosas podem ter muita dificuldade de falar em público, de controlar os sentimentos e podem ter a sensação constante de que algo ruim vai acontecer.


Ao perceber que a ansiedade está sendo prejudicial a você, procure ajuda profissional. Você passará por uma avaliação e, em seguida, será orientado sobre o tratamento mais indicado para o seu caso: seja psicoterapia e/ou o uso de medicamentos ou ambos.


Depressão: causas, sintomas e tratamento

A depressão é um distúrbio mental que afeta e prejudica a qualidade de vida do indivíduo. Umas das formas da depressão se manifestar é através de um sentimento de tristeza que parece não ter razão de existir, que perdura a maior parte do tempo, e que prejudica as atividades do dia a dia.


É uma doença de múltiplas causas, isto é, para desenvolver esse transtorno, é necessário haver uma predisposição genética (uma tendência com a qual nascemos) somada a experiências negativas de vida como, por exemplo, traumas, bullying, etc. A depressão também pode estar relacionada a alterações hormonais e metabólicas no organismo.


Luto, desemprego e até mesmo o diagnóstico de doenças crônicas também podem servir de gatilho.

Perceba se você costuma ter muitos pensamentos negativos, se isolando de seus amigos e familiares e deixando de ter prazer em atividades que, antes, eram prazerosas.


A depressão tem o poder de tirar o brilho de diversas situações, colocando o paciente em um profundo estado de tristeza e solidão (mesmo que ele não esteja, de fato, sozinho).

Os métodos mais comuns de tratamento para a depressão são a psicoterapia e, em alguns casos, o uso de antidepressivos, capazes de melhorar o quadro do paciente. O tempo de tratamento, assim como para o transtorno da ansiedade, é determinado pelos especialistas que o estão acompanhando.


Fique atento aos sinais de ambas as doenças e procure ajuda profissional, caso necessite. Como nem sempre é possível se auto avaliar nesses casos, peça o olhar de amigos e familiares e não deixe de observá-los também.

Cuide de você e de quem você ama.

..........................................................................................................................................................


Sandra Souza

Neuropsicanalista Clínica e Psicoterapeuta

Doutoranda em Saúde Mental

🔘Reg. ABP CPP/RS:10.119 ITR:14268

bottom of page