Como Reduzir os Sintomas de Ansiedade!




Ansiedade: Definição e Causas

Cada vez mais comum, a ansiedade é um fenômeno que ora é benéfica para as pessoas, ora é prejudicial, já que incentiva o indivíduo a entrar em ação, mas, em excesso, faz com que ele se sinta imobilizado. Isso significa que, em um grau confortável, a ansiedade é tida como um sinal de alerta que deixa o corpo predisposto a enfrentar situações desfavoráveis, mas, quando compromete a qualidade de vida e o bem-estar, é encarada como doença. Ela está relacionada a sentimentos como angústia, aflição, medo, preocupação exagerada e insegurança e pode levar ao uso abusivo de medicamentos.


Principais sintomas

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e dependem da intensidade:

– Palpitações e sentimento de impotência diante de situações adversas;

– Preocupações e tensões exageradas;

– Sentimento de perigo constante;

– Falta de controle sobre pensamentos;

– Sensação de que algo desagradável está para acontecer;

– Tremedeiras.

Além de perturbar a vida social da pessoa, a ansiedade também ocasiona o ganho de peso e pode estar acompanhada de doenças cardiovasculares e respiratórias, além de depressão e neuroses.


O efeito da ansiedade sobre o seu corpo e a sua mente

São muitos os efeitos que a ansiedade causa ao corpo e a mente. Pessoas que sofrem de ansiedade têm, por exemplo, dificuldade de adormecer, já que ficam remoendo pensamentos. Outro efeito muito comum é a tensão muscular. A ansiedade faz com que o corpo fique mais tenso, o que pode resultar em dores de cabeça, dor na nuca e ombros enrijecidos.


Além de precisar reduzir o estresse diário, cuidar da qualidade do sono e ingerir alimentos que aumentam os níveis de serotonina, pessoas com tendência a ansiedade devem praticar atividade física regularmente.


A prática de exercício físico é considerada a forma mais comum de tratar a ansiedade, já que traz benefícios para o sistema circulatório, contribui para uma maior produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade.

Ao longo do exercício físico, o corpo é submetido ao estresse que faz bem, aquele que desencadeia a produção de alguns hormônios.



Baixe Seu Ebook GRATUTO Para Ansiedade.


  • 4.-Confirmar-por-WhatsApp