top of page

Compreenda o que é Esgotamento Emocional e Descubra Dicas Eficazes Para Combatê-lo


Neste artigo você compreenderá o que é esgotamento emocional e como poderá vencê-lo. Falaremos sobre os sintomas, e sobre sua interferência em nossas vidas.


Além disso, você entenderá a diferença em relação ao esgotamento físico. Por fim, comentarei algumas dicas que podem te ajudar a se livrar desse quadro.


O que é Esgotamento Emocional


O esgotamento emocional está ligado ao nível psicológico. Há, em nossa mente, um cansaço tão imenso que parece gerar, em nós, incapacidade de viver.


Geralmente, o esgotamento emocional ocorre quando há muitas atividades a serem executadas e em cenários de mudança. Assim, passamos a exigir demais do nosso sistema psicológico. Nos encontramos em um turbilhão de acontecimentos e não fornecemos o tempo devido ao nosso corpo para se recuperar dos desafios enfrentados diariamente.


Sintomas do Esgotamento Emocional


Para podermos identificar se estamos tendo um esgotamento emocional , precisamos conhecer os sintomas. Para isso, trouxe uma lista com os principais deles:


1. O Sono não é Reparador


Nessa situação nos sentimos cansados a todo tempo. A pessoa acorda cansada. A sensação é a de que mesmo que se durma por dois dias seguidos, nada poderá reparar o cansaço. Além disso, o cansaço vai piorando e nos impossibilitando de iniciar e/ou terminar nossas tarefas.


2. Queda de Rendimento


A dificuldade de realizar as tarefas bem como a sensação constante de cansaço interfere na realização de novas atividades, e até mesmo naquelas que você sempre foi capaz de desempenhar.


3. Esquecimento e Perda de Memória


Você passa a ser dependente de tudo aquilo que te avise sobre o que precisa fazer. Assim, em função da sobrecarregada, você não consegue lembrar-se daquilo que é mais corriqueiro.


4. Falta de Entusiasmo


O cansaço pode gerar isolamento. Até mesmo conversar com outras pessoas é algo que é evitado.


5. Dores de Estômago e Funcionamento Intestinal Alterado


Nosso aparelho digestivo é muito sensível a nossas mudanças emocionais.

Você já reparou, por exemplo, que quando está nervoso(a) seu estômago fica “estranho”?

Quem está esgotado emocionalmente sente-se assim.


6. Dores de cabeça


Se você vem sofrendo de dores de cabeça de maneira recorrente, pode ser um sinal de esgotamento emocional. É preciso visitar um médico e realizar exames para verificar a possibilidade de haver outras causas envolvidas, no entanto, pode estar unicamente relacionado às suas emoções.


7. Vontade de Chorar a Todo Instante


Uma pessoa com desgaste emocional se torna mais sensível. Consequentemente, situações do dia a dia podem afetar suas emoções. Por isso, não é raro que você esteja chorando “por nada”. Fique atento (a).


8. Dificuldade Para Assimilar Novos Conhecimentos


Manter o foco se torna muito difícil. No meio de uma leitura, por exemplo, há muita dispersão . Além disso, aprender algo novo se torna uma missão impossível. É comum sentir-se impaciente .


9. Pensamentos Pessimistas


No quadro de esgotamento emocional haverá dificuldades de ver algo positivo ao seu redor. Há um sentimento persistente de que "tudo dará errado" e de que "nada vale à pena".


10. Evita Situações de Confronto


Você está em um estado tão desanimador que conclui que não há o que fazer. Sente-se irritadiço com tudo, mas prefere não confrontar os problemas. É possível deixa-se envolver em situações abusivas por estar cansada demais.


Como o Esgotamento Emocional Interfere em Sua Vida


Quando o esgotamento emocional não é tratado, pode resultar em problemas graves. A pessoa pode desenvolver Depressão, Transtornos de Ansiedade e doenças médicas como úlcera e gastrite. Além disso, o esgotamento pode acarretar em baixa autoestima.


A pessoa está em um estado de sobrecarga tão imenso que não consegue enxergar suas qualidades. Para além disso, começa a focar tanto nos problemas e derrotas, que se esquece de suas vitórias passadas e atuais.


É como se estivéssemos regredindo e essa regressão afeta todas as áreas de nossa vida. Não conseguimos manter relacionamentos fraternos, familiares e profissionais. Dessa forma, o esgotamento emocional, nos impede de viver.


Esgotamento Emocional e Esgotamento Físico


É importante diferenciar o esgotamento emocional do esgotamento físico. Este último está associado ao desgaste excessivo provocado por hábitos destrutivos. Dentre esses hábitos destaca-se o excesso de horas trabalhadas, ou assumir tarefas em demasia.


Além disso, a má alimentação e uma rotina sedentária contribuem para o esgotamento. Diferentemente do esgotamento emocional, neste caso o esgotamento é resultado de situações físicas.


Combatendo o Esgotamento Emocional


Algumas dicas te ajudarão a enfrentar esse quadro:


1. Não assuma muitas tarefas ao mesmo tempo


Às vezes é melhor dar um passo atrás e concluirmos o que é necessário do que assumir prematuramente novas tarefas.


2. Realize Atividades que Promovam Relaxamento


Busque se reconectar com suas emoções e sair do estado automático.


3. Não Absorva Problemas que não são Seus


Isso também promove a sobrecarga emocional.


4. Inclua Atividades Prazerosas em Seu Dia a Dia


Assim, mesmo que você se sinta cansado, tente lembrar do que te traz alegria e faça isso por você.


5. Faça exercícios mesmo se você estiver muito cansado e queira apenas dormir


O exercício ajuda a liberar endorfina, o que, por sua vez, nos ajuda a melhorar.


6. Tire um tempo para descansar


Se você puder tirar férias, vá para algum lugar que você goste ou queira muito conhecer.


7. Cuide de Você


Se arrume, corte o cabelo, faça uma transformação. Isso te ajudará a se reanimar.


8. Busque a Autopercepção


Quando esgotados nós nos esquecemos de quem somos. Dessa forma, fazer a trajetória da autopercepção trará sabedoria e nos fará reconhecer nossas qualidades e vitórias.


9. Procure ajuda profissional


Muitas vezes podemos nos encontrar diante de uma situação que vai além de nossa capacidade de ação. Um profissional terá as ferramentas adequadas para lhe orientar. Definitivamente não precisamos passar por tudo sozinhos.


Conclusão


Espero que este artigo tenha lhe ajudado a compreender mais sobre esgotamento emocional. Além disso, irei torcer para que essas dicas sejam úteis.




bottom of page